A maravilha do transporte público de Toronto

Toronto é um dos destinos mais procurados por intercambistas no Canadá, pois está sempre na lista das cidades com os melhores níveis de qualidade de vida, educação, segurança. Além disso, é também um lugar onde, no verão, as temperaturas são bastante amenas, chegando a marcar até 25°, lembrando bastante os dias quentes que temos aqui no Brasil, ajudando na hora de se acostumar ao clima local. Mas tem outro destaque de Toronto que nem sempre é lembrado, mas que faz bastante diferença no dia a dia: o seu transporte público, considerado um dos melhores do mundo.

 


 

Tudo em um único passe
O TTC, Toronto Transit Commission, cobre boa parte da cidade e engloba três tipos de transporte: metrô, bondes e ônibus. Pra ficar ainda melhor, ele é totalmente integrado, ou seja, dá pra comprar um passe único e utilizar todos eles, sem se preocupar em ficar comprando outro tipo de passagem. Parece um convite pra explorar as belezas de Toronto, não é mesmo?

 

O metrô (subway) funciona com quatro linhas, que se conectam em alguns pontos e cobrem, principalmente, a área central da cidade. Pra se localizar e saber qual é, é só prestar atenção nas cores:Yonge-University Line (amarela), Bloor-Danforth Line (verde), Scarborough Line (azul) e Sheppard Line (roxa). Já os ônibus (bus) fazem, geralmente, a ligação entre algumas das principais estações do metrô. O bom é que as paradas de ônibus protegem bastante nos dias de chuva e neve, e sempre contam com a marcação de quais ônibus passam ali. Ah, e eles param em todas elas quando tem uma pessoa esperando. Se você ver um ônibus vindo mas não for utilizar, dê um aceno pra que eles sigam de forma mais rápida. Por último, os bondes (streetcars) funcionam durante todo o dia por algumas ruas da cidade, e é preciso ter bastante cuidado na hora do embarque e desembarque. Isso porque eles não andam perto da calçada, e sim no meio da rua, por isso, olhe sempre para os lados pra ver se nenhum veículo ou ciclista está vindo – embora eles sejam bem educados e respeitem o processo de embarque e desembarque dos bondes, é bom dar uma redobrada pra não sofrer nenhum acidente.

 

Como funcionam os passes e passagens
Falamos que dá pra andar por tudo em um único passe, mas pra isso, é preciso comprar esse passe, porque também existem passagens individuais, chamadas de tokens. Já os passes são mais completos e ilimitados, podendo ser diários, semanais ou mensais – cada um tem seu preço, e o intercambista deve avaliar qual é o melhor para o seu dia a dia. Importante: caso o deslocamento utilize mais de um modelo de transporte, é preciso pegar um papelzinho chamado "transfer", geralmente localizado na entrada dos veículos. E tem também o Presto, que funciona como um cartão de transporte normal igual aos que temos no Brasil, com a vantagem de já valer para fazer a integração sem a necessidade do "transfer".

 

Muita atenção com o nome das ruas
Uma característica de Toronto que pode atrapalhar a viagem dos intercambistas mais desatentos é que muitas ruas possuem praticamente o mesmo nome, mudando apenas o final. Então, se você tiver um compromisso marcado na Gerrard Street East, muito cuidado pra não ir parar na Gerrard Street West. A mudança é pequena, mas pode fazer uma grande diferença entre chegar no horário daquela reserva no restaurante ou perder a hora e o lugar. Uma dica pra ajudar é sempre se orientar pela Yonge Street: essa é a rua que "divide" a cidade entre leste e oeste, dando uma ajudinha pra se localizar.

 

Tenha um app na palma da mão
Existiu uma época onde, pra se achar em uma cidade que a gente não conhece, tínhamos que comprar mapas gigantes e abrir no meio da calçada. Pode parecer legal nas fotos e filmes, mas não é nada prático. Hoje, o celular cumpre esse papel, e o Google Maps é seu grande amigo. Pra facilitar, dá pra baixar também o mapa da cidade off-line pra não precisar estar sempre com a internet ligada gastando seus dados. E a cidade ainda oferece o Transit Now - TTC Toronto, uma mão na roda pra saber se aquele ônibus que você precisa pegar vai demorar pra chegar, pra não ficar esperando no frio.

 

Garanta seu ticket pra Toronto
Além de todas as facilidades do transporte, Toronto ainda é uma cidade bastante plana, ideal pra esticar as pernas pedalando. Os ônibus até têm espaço pra colocar as bicicletas, olha que maravilha! Agora que você já sabe um pouquinho de como funciona o transporte público de Toronto, já pode começar a programar uma viagem mais longa pra chegar lá, não é mesmo? Entre em contato e converse com a gente, Toronto é uma cidade maravilhosa e fazer um intercâmbio pra lá pode ser perfeito pra você.