Austrália - Terra dos Cangurus

Atualmente, a cultura australiana carrega influências de diversos povos. Entretanto, as especificidades desse país tão distante do Brasil ainda são ressaltadas nos esportes, na alimentação, na fauna, na flora e na música. É claro que as diferenças com o Brasil são inúmeras, mas há quem diga que o australiano consegue ser tão receptivo com estrangeiros quanto o brasileiro.

A influência dos imigrantes é nítida. Com a presença forte do inglês como idioma oficial, a Austrália também tem em seu território diversas outras línguas faladas por seus habitantes, chegando a mais de 260 idiomas e dialetos. É o caso do mandarim, italiano, árabe, cantonês, grego e até mesmo português.

Essa grande mescla cultural ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial com o “boom” econômico do país. Isso se deve também às mineradoras, que foram a principal fonte econômica australiana da época. O crescimento persiste até hoje, com uma economia consolidada e alta qualidade de vida nas grandes cidades.

Para quem deseja conhecer mais profundamente a cultura australiana, o intercâmbio é a melhor maneira. Assim, é possível estar inserido na vivência e experienciar detalhes de como é a vida na Austrália. Os aborígenes, povos nativos do continente, por exemplo, deixaram uma rica cultura que é transmitida até os dias de hoje.

Comidas típicas australianas

Viajar também é conhecer um pouco dos costumes de um país diferente. E, no caso da Austrália, nada melhor do que começar pela culinária. Há uma lista de pratos que são indispensáveis para qualquer pessoa que passa pelo país. Um dos mais famosos e apreciados pratos é a costela de porco. Ela geralmente vem acompanhada do molho barbecue, uma receita especial dos australianos. Sem contar a geleia Vegemite, a mais consumida em todo o país. Por lá, até o pão é diferente, chamado Damper, que é delicioso e vale a experiência.

Costumes australianos

A cultura do país também tem diferenças sentidas na hora pelos brasileiros. Algumas delas estão nos costumes e hábitos do dia a dia, que podem até soar estranhas no começo, mas logo serão apreciadas pelos visitantes. Uma delas é andar descalço, que é bastante comum nas cidades com praia. Mesmo nas ruas e supermercados, é comum avistar alguém andando sem nenhum sapato. Além disso, os australianos têm o hábito de levar sua própria bebida para o restaurante, que geralmente vem assinalado com a sigla “BYO”, de “Bring Your Own”, ou seja, “traga sua própria”. Todos os restaurantes do país ainda oferecem água de graça para os clientes.