Checklist de documentos obrigatórios pra Austrália

Fazer intercâmbio é uma experiência que te reserva histórias pra vida toda. Para ter uma experiência positiva no exterior, cada detalhe da viagem deve ser planejado com antecedência, por isso, sempre ressaltamos a importância de estruturar um planejamento de intercâmbio, conforme já falamos no blog separando 6 dicas para iniciá-lo, que servirá como um norte durante o processo de organização.

 

A organização dos documentos obrigatórios que o destino exige é um dos pontos que causam maior dúvida entre os intercambistas, pois cada país estabelece suas políticas de imigração, exigindo documentos obrigatórios, em alguns casos, específicos para quem deseja fazer intercâmbio. Além disso, há documentações que precisam ser emitidas no país de destino para assegurar sua estabilidade por lá.

 

Dica Ex: Organize-se com antencedência e faça um checklist de:

- Todos os documentos que serão necessário e fazer cópias;

- Faça uma lista de senhas;

- Tenha cópia de suas procurações.

 

Leia: Por que a Austrália é a queridinha dos brasileiros para um intercâmbio?

 

A Austrália é um dos destinos mais procurados para quem deseja fazer intercâmbio, pois possui uma política de imigração que facilita a entrada de estrangeiros. Desta forma, surgem dúvidas sobre quais são os documentos obrigatórios exigidos pelo país, assim como, sobre o que se deve preparar de documentação ao chegar no destino. Pensando nisso, fizemos um checklist que certamente irá te ajudar, confira ;)

 

Lembre-se: Os modelos de documentos variam de acordo com seu objetivo de viagem. Aqui, estaremos detalhando documentos para quem deseja fazer um intercâmbio de longa duração.

 

CHECKLIST DOCUMENTOS PRA AUSTRÁLIA

1) Passaporte

É o principal documento para qualquer viagem que você deseje fazer fora do país - exceto nos países que pertencem ao Mercosul. Por isso, prepare-se para fazer a solicitação da emissão, assim como a reunião dos documentos necessários levar na Polícia Federal - órgão emissor. O passo a passo de como emitir seu passaporte, confira aqui.

 

2) Visto

Todo intercambista também precisa de um visto, e este documento tem diferentes exigências, de acordo com o seu objetivo, contando com mais de 60 subclasses. Aqui, confira a lista completa.

Leia também: Saiba como escolher o visto ideal para sua viagem na Austrália

 

3)  Certificado de Vacina

O Certificado Internacional de Vacina ou Profilaxia é um comprovante fornecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que atesta a imunização do viajante contra a Febre Amarela. É um dos documentos básicos para entrar no país solicitados pelos oficiais da imigração.

Leia: Saiba como fazer a sua vacina.

 

4) Tax File Number

É o seu registro, equivalente ao CPF no Brasil, para que que você possa trabalhar na Austrália. Já para os estudantes eles podem trabalhar até 20 horas por semana. Esse documento é essencial para obter o Superannuation (Fundo de garantia) e descontar o imposto do seu salário.

 

Como fazer?

Quando você chegar na Austrália, solicite pela internet e receba seu TFN em casa. Ele demora em torno de 28 dias para ficar pronto e será enviado ao endereço que você indicar no formulário, então, caso você se mude, deixe alguém avisado, pois o Tax File Number não pode ser refeito.

Leia: Saiba mais informações

 

5) Como funciona e para que serve o seguro OSHC?

O Overseas Student Health Cover (OSHC) é o seguro saúde obrigatório para todos os estudantes, que permanecem na Austrália acima de três meses, a terem acesso ao sistema público de saúde no país, já que não estão cobertos pelo seguro saúde nacional. Esse custo é incluso ao valor do curso, por isso, é importante que esteja pago para você solicitar seu visto de estudante.

Saiba mais sobre seus direitos aqui.

 

Dica EX - Recomendamos ainda 

6) Documentos de confirmação do curso e endereço da acomodação

Tenha em mãos os documentos que comprovam a sua matrícula na escola e o endereço de sua acomodação.

  1. Escola - Endereço da escola;

  2. Carta-convite - (para o aluno que se hospedará em casa de parente ou amigo)

  3. Hotel/hostel/ albergue - comprovante da reserva da hospedagem, pode ser o comprovante de pagamento.

 

Leia também:

 

Vamos conversar?

Peça seu orçamento de intercâmbio.

Conheça nosso plano de parcelamento para intercâmbio.