COISAS QUE NEM SEMPRE TE CONTAM SOBRE FAZER UM INTERCÂMBIO

Quando se fala em intercâmbio, muita gente foca somente no lado positivo da experiência, conhecer um país bem diferente do nosso, com pessoas que tem gostos e costumes que parecem de outro mundo, descobrir paisagens e sabores inigualáveis. Tudo isso é muito bom e vale super a pena para qualquer pessoa, porque viajar é abrir a cabeça para novas ideias. Só que tudo na vida sempre tem dois lados, então, pode ser que as coisas não aconteçam bem da maneira como você imaginou. Como diz o ditado: shit happens. Mas, quando você está preparado, dá pra tirar isso de letra.

 


Não perca o passaporte

A regra número 1 para todo intercambista é: fique grudado em seu passaporte. Mesmo! Ele é o seu documento mais importante, porque é nele que estarão informações como a sua regularização no país. Já pensou em ser parado por uma blitz da polícia local sem seus documentos? Na internet, é fácil achar bolsas para passaporte que podem ser usadas até por baixo da roupa, bem discretas. Mas, caso isso aconteça (tomara que não :D), não precisa entrar em pânico: procure um consulado brasileiro e explique a sua situação que eles certamente irão te ajudar.

 

 

Você vai sentir saudades

Falando em Brasil, por mais enriquecedora que seja a viagem, sempre vai ter aquela pontinha de vontade de dar um abraço nos amigos, na família e até nos nossos costumes de vez em quando. Quem nasce e cresce aqui não esquece de uma hora pra outra. Para matar a saudade, uma dica é procurar por locais que sirvam comidas típicas para comer aquele churrasco de domingo ou um pratão de feijoada. E tem cada vez mais intercambistas brasileiros mundo afora, então, é relativamente fácil encontrar bares e restaurantes com temática do nosso país, dependendo da cidade, além de pessoas prontas pra trocar aquele papo.

 

Em muitos países, a água da torneira é boa

Pode parecer estranho, mas outra coisa bem diferente daqui é que boa parte dos países possui um tratamento de água muito bom, fazendo com que não sejam necessários aparelhos como filtros ou purificadores. É só botar o copo embaixo da torneira e tomar sem precisar se preocupar. Isso gera uma economia tremenda nas despesas da casa e pode até dar uma ajudinha pra baratear a conta nos restaurantes: em alguns, dá pra pedir um copo de água da torneira que eles nem vão te cobrar. É só perguntar pro garçom.

 

Falar em outro idioma pode não ser tão fácil assim

Nas aulas do curso de inglês, você domina a língua, entende tudo o que os outros falam, consegue se sair bem em qualquer situação. Em casa, assiste filmes e séries até sem precisar das legendas. Tudo isso certamente ajuda na ambientação e comunicação fora do país, mas pode ter certeza: falar outra língua de vez em quando é bem diferente de viver essa língua e vê-la por todos os lados, dia após dia, em placas, rótulos, revistas e fila de supermercado. Isso é normal até pra quem já é experiente com o idioma e, depois de alguns dias ou semanas, você se acostuma com a ideia de que as coisas estão diferentes ao seu redor, passando a achar natural.

 

Conte com a Experience para dar o primeiro passo

Se tem uma coisa que a gente gosta, é ver o sorriso de felicidade nas fotos de intercambistas que mandamos para o exterior. Fazemos isso há quase 10 anos e não temos vontade de parar, pelo contrário, estamos sempre atrás da realização do sonho de mais e mais pessoas. Se você tem esse objetivo, pode contar com a gente. Entre em contato e vamos começar a conversar.