Como conseguir uma entrevista de emprego no exterior

Uma das maiores preocupações dos intercambistas em relação à sua viagem para o exterior é em como conseguir um trabalho para sustentar o intercâmbio. Muitos países oferecem ao viajante, dependendo do tipo de visto, o direito de trabalhar por um certo tempo, fazendo com que seja possível estudar em um período e trabalhar no turno inverso para gerar o sustento.

 

Para facilitar esta importante etapa da trajetória de todo intercambista em busca de um trabalho no exterior, preparamos algumas dicas muito importantes.

 

O idioma é o básico do básico

Falar a língua local conta pontos na maioria das entrevistas de emprego, porque ninguém quer contratar um profissional tendo que explicar o que cada termo significa no dia a dia. Por isso, fazer cursos de idiomas é essencial, e muitas escolas do Brasil e do exterior se especializaram em oferecer programas direcionados para o mercado de trabalho, com conteúdos para o público adulto e o mercado profissional.

 

Alguns países exigem, já na entrada, a inclusão da nota de algum teste de proficiência, como IELTS (International English Language Testing System), TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ou TOEIC (Test of English for International Communication). A pontuação atesta o nível de domínio do idioma, podendo ser anexada ao currículo. Já testes como GMAT (Graduate Management Admission Test) e BULATS (Business Language Testing Service) são voltados para o mundo dos negócios, avaliando, além dos conceitos básicos da língua, noções de outras áreas que farão parte do dia a dia profissional.

 

Montando o currículo e enviando para sites especializados

Muitas entrevistas são decididas no face a face, mas um bom currículo faz uma grande diferença para passar pela triagem inicial. Organização, clareza e boas qualificações saltam aos olhos dos recrutadores mais criteriosos. Busque destacar informações pessoais de contato, habilidades (de preferência, em itens), histórico no mercado profissional com os locais por onde passou e funções que desempenhou, formação escolar, graduação, cursos técnicos e superiores, treinamentos e quaisquer outras informações que sejam pertinentes à vaga.

 

Para onde mandar seu currículo
Assim como no Brasil, existem muitos sites que cadastram milhares de vagas em países no exterior, facilitando a tarefa de encontrar uma oportunidade na cidade onde você deseja fazer seu intercâmbio.

 

Entre os melhores, é possível destacar

África do Sul: Carrer Junction, Carreers24, Jobmail, Jobs e Pnet;
Austrália: Apply Now, Carerrone, Job search, Jora, Seek;
Canadá: Canada Jobs, Indeed, Job Bank, Naukri, Work Abroad;
Espanha: Bolsa de Trabajo, Iagora, Infoempleo, Job Rapido, Trabajando España;
Estados Unidos: Craiglist, Indeed, Job Monkey, Monster, Seasonal Employment;
Inglaterra: Job Lift, Jobsite, National Careers Service, Prospects, Reed;
Irlanda: Eurodesk Ireland, Grad Ireland, Irish Association of Supported Employment, Irish Jobs, Recruited Ireland;
Malta: CareerJet, Jobs in Malta, Keep Me Posted.

 

Com isso, você já pode embarcar com uma entrevista marcada, facilitando muito a sua estadia.

 

Pode falar, a gente vai te escutar

Aqui na Experience, cuidamos da sua viagem do início ao fim, porque queremos criar experiências que marcam sua vida de maneira positiva. Vem falar com a gente ou envie um e-mail para atendimento@exintercambio.com.br para iniciar seu planejamento e conversar sobre estas e outras dicas para buscar um emprego no exterior.

 

Este é o primeiro texto de uma série especial destinada a preparar intercambistas para os primeiros passos no mercado de trabalho no exterior. Fique de olho nas próximas semanas para ainda mais conteúdos.