Como se preparar para o intercâmbio do seu filho?

Fazer um intercâmbio pode ser o sonho de muitos jovens, mas acaba trazendo também preocupação para os pais. Isto porque qualquer viagem implica em distância e falta do convívio diário ao qual a família está acostumada, e os pais, sempre protetores e orientadores, se enxergam na posição de deixar os filhos livres, sem a sua supervisão direta. Porém, com alguns preparativos, é possível amenizar a situação e tornar esta nova experiência agradável para ambas as partes.

 

Escolher o país e a cidade é apenas o primeiro passo, pois logo surgem preocupações ainda mais importantes, como a segurança e a hospedagem no país de destino, seja ela na própria instituição do curso, em um apartamento ou em casa de família. Uma solução para dar mais confiança aos pais é conversar com a agência de intercâmbio, um diretor/professor do curso ou até mesmo a família que irá receber o seu filho.

 

Antigamente, uma viagem de intercâmbio era sinônimo de afastamento, isolamento, ficando sem falar com o filho por dias ou até mesmo semanas, hoje a conexão se torna, muitas vezes, ainda mais forte, pois através da internet o contato é diário, tendo como única condição a adaptação ao fuso horário diferente. Porém, mesmo com esta possibilidade, é fundamental dar o espaço e a liberdade necessários para que o intercambista possa descobrir e se adaptar à nova realidade. Além disso, é aconselhável possuir um contato de emergência no exterior, para garantir um meio de comunicação com o seu filho em qualquer situação.

 

Para o sucesso da viagem, assim como todo intercâmbio, é imprescindível estar em dia com a documentação, exames de saúde, informações sobre uso de medicamentos (quando houver), comprovantes de renda e outras particularidades, para que a estadia do seu filho no exterior transcorra da maneira mais natural e tranquila possível.

 

Com estes simples passos, é possível transformar a viagem em um simples ‘até logo’, dando ao seu filho a liberdade necessária para que ele possa crescer, se desenvolver e começar a trilhar o seu próprio caminho.