Como se preparar para uma entrevista de emprego no exterior

Participar de uma entrevista de emprego pode ser uma situação bastante complicada pra muita gente. Imagine passar por esta experiência concorrendo a uma vaga de trabalho no exterior! A ansiedade, o nervosismo e a preocupação exagerada são facilmente identificadas por recrutadores competentes, mas, mais do que manter a calma e a tranquilidade, se preparar previamente é fundamental para ter sucesso na hora de responder às perguntas que forem feitas.

 

Conheça a empresa a qual está se candidatando

Hoje em dia, é bastante comum que uma seleção de emprego seja uma via de mão dupla, onde a empresa escolhe o candidato e o candidato também escolha a empresa na qual quer trabalhar. Isto acontece porque, mais do que um bom cargo ou salário, as pessoas buscam ambientes com propósito, com ideias semelhantes, onde elas possam se desenvolver por completo, no lado profissional e pessoal.

 

Pesquisar sobre a empresa permite que a conversa com o entrevistador seja mais aberta, mostrando seus conhecimentos sobre a sua área de atuação, os principais produtos e serviços, clientes e competidores, e o ambiente de trabalho. Isso deixa claro seu interesse e proatividade.

 

Outro fator importantíssimo é entender bem o cargo para o qual você está concorrendo. Apesar de possuírem similaridades, muitas funções equivalentes têm atribuições distintas no Brasil e no exterior que vão muito além do idioma. Por isso, consulte todas as fontes de disponíveis e faça buscas sobre o cargo desejado no país, constatando o padrão dos anúncios, o tipo de profissional desejado, quais são as expectativas e conhecimentos necessários, as diferenças entre as atribuições no Brasil e no exterior, entre outros.

 

Na hora do face a face

Ser pontual pode parecer pouco, mas acredite, isso conta muitos pontos, já que ninguém gosta de ficar esperando.

 

Durante a conversa, manter a calma é fundamental, por isso, leve o tempo que for necessário para responder às perguntas e, se preciso, peça para que o entrevistador repita ou dê explicações mais detalhadas. Antes uma resposta demorada e bem elaborada do que uma resposta rápida com soluções simples, como um sim ou não.

 

Uma técnica muito utilizada e que pode ser treinada é chamada de STAR (situation, task, action, result), ou seja: quando perguntarem sobre algum assunto específico, aborde a situação geral que a empresa estava passando, a tarefa que deveria ser desempenhada, a ação tomada e o resultado desta ação. Com ela, é possível passar por todos os pontos chave de qualquer resolução de problemas.

 

Última dica: procure por indicações. O QI (quem indica) faz muita diferença no mercado de trabalho, pois boas referências de pessoas que já trabalham em uma empresa podem contribuir para que você também conquiste um lugar nela. Não tenha medo: professores, colegas de trabalho, ex-chefes, entre outros, todos podem te ajudar.

 

Pode falar, a gente vai te escutar

Aqui na Experience, acreditamos que o seu intercâmbio deve ser uma experiência inesquecível. Vem falar com a gente ou envie um e-mail para atendimento@exintercambio.com.br para iniciar seu planejamento e conversar sobre estas e outras dicas para buscar um emprego no exterior.

 

Este é o segundo texto da nossa série especial sobre o mercado de trabalho no exterior. Para ler a primeira matéria, é só clicar aqui.
 

E fique de olho pois na sequência traremos novos conteúdos sobre o tema.