Como ter uma boa primeira experiência no exterior

Viajar para o exterior é uma experiência inesquecível e libertadora, mas que pode gerar um pouco de insegurança mesmo nas pessoas mais confiantes. Isto porque fazer um intercâmbio é abrir mão de tudo o que se está acostumado para reaprender e se adaptar a novos costumes, culturas e hábitos. Mas, com a preparação correta, é possível ter uma viagem super tranquila.

O ponto fundamental é buscar o máximo de informação sobre o país e a cidade de destino. Converse com amigos, faça pesquisas ou procure uma agência de intercâmbio. Nesta hora, todos podem te ajudar com as primeiras dicas de viagem, desde os principais locais para se hospedar, os melhores cursos para se matricular, até conselhos mais banais, mas igualmente importantes, como ter documentos e passaporte sempre à mão - eles são a sua comprovação de legalidade no exterior. Manter uma reserva em dinheiro ajuda em eventuais imprevistos, e é recomendado ter o contato da sua agência de intercâmbio e do consulado brasileiro, em caso de qualquer emergência.

Prepare-se também em relação ao idioma, conhecendo a língua e suas principais expressões, como pedir informações e agradecer cordialmente a ajuda recebida. Elas serão muito úteis nos primeiros dias no novo país. Outra alteração no seu estilo de vida será o fuso horário. No início, é normal o organismo estranhar o sol se pôr às 17h ou às 21h, de acordo com o país ou a época da viagem. Em todo caso, é importante manter a calma, pois o período de adaptação é um processo contínuo que, em poucos dias, você irá tirar de letra.

Converse com a gente, nós podemos dar todas as orientações para que o seu primeiro intercâmbio corra da maneira mais tranquila e agradável possível. Assim, sua única preocupação será curtir a experiência ao máximo!