Como tirar o seu visto americano em Porto Alegre

Com a inauguração do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, o processo de solicitação de um visto americano, que antes era demorado e exigia um deslocamento para São Paulo, ficou muito mais rápido e prático.

 

Tirando seu visto – Os documentos e primeiros passos

Antes de mais nada, a primeira exigência para conseguir o seu visto é ter um passaporte válido para realizar o encaminhamento das informações. Você pode conferir como é simples fazer o seu passaporte.

 

O Consulado dos Estados Unidos facilitou a vida de muita gente, mas embora todo o processo agora seja realizado em Porto Alegre, é importante ressaltar que nem todos os procedimentos são efetuados no mesmo local.

1 - Solicitar o visto

Para solicitar seu visto, é preciso se dirigir ao Centro de Atendimento de Solicitantes de Vistos (CASV), localizado na Avenida Carlos Gomes, 1501. Neste local, são realizadas a coleta de digitais e fotos, e também a conferência do formulário DS-160, que deve ser previamente preenchido. Este formulário pode ser encontrado no site do Departamento de Estado dos Estados Unidos (clique aqui).

 De posse deste formulário, os profissionais do CASV irão fazer a conferência para atestar a conformidade com as normas americanas e realizar o agendamento da sua entrevista.

 

2 - A entrevista

Após a ida até o CASV, é marcada então a entrevista no Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, localizado na Avenida Assis Brasil, 1889. Esta é a parte mais delicada do processo, pois o objetivo é conseguir o seu visto, mas o agente consular pode simplesmente negar o seu pedido. Para evitar surpresas desagradáveis, é preciso:

  • Estar preparado;

  • Prestar bastante atenção;

  • Falar bem o idioma também conta muitos pontos.

3- Perguntas

A conversa é rápida, e nela o agente irá questionar informações como sua idade, profissão, renda, local de destino, o que irá fazer, quem está custeando a viagem, entre outros. Perguntas simples, mas que podem virar um pequeno problema caso você se enrole na fala.

Dica: dê sempre respostas curtas e diretas, sem entrar em muitos detalhes para não correr o risco do agente desconfiar de você.

 

Com o sucesso na entrevista, você terá o seu visto americano e poderá marcar sua viagem para os Estados Unidos. No consulado americano em Porto Alegre, é possível solicitar os vistos mais requisitados para viagens ao exterior e intercâmbios, como de turista e estudante, entre outros, além de também realizar a renovação para pessoas que já possuem o documento e queiram regularizar sua situação.

 

Conte com a Experiente

Por mais que o processo tenha sido facilitado, ele ainda pode pregar algumas peças principalmente em viajantes e intercambistas de primeira viagem. Se precisar de orientação, conte com a gente. Nossa equipe técnica possui experiência e competência para guiar você nesta importante etapa e te ajudar a realizar o sonho de conhecer o exterior.