Gastronomia na Austrália, estudando com o que você gosta

Muito mais do que aprender ou aperfeiçoar o idioma, fazer um intercâmbio pode ser uma oportunidade de fortalecer sua carreira profissional. Estudar e trabalhar é algo relativamente comum para intercambistas em alguns países, como a Austrália, mas é cada vez maior o número de viajantes que escolhe o país ou a cidade para a sua viagem com um objetivo claro: se especializar em uma profissão, realizando cursos específicos para determinada área de atuação.

 

A Austrália é um dos países que mais recebe intercambistas no mundo, graças às suas belas paisagens locais, custo de vida moderado comparado a outros países, facilidades de imigração e concessão de vistos de estudo, mas também por ser um país multicultural. São centenas de nacionalidades convivendo diariamente, enriquecendo ainda mais a experiência.


Cursos de gastronomia, uma chance de crescer na carreira

Pensando em pessoas que já tem definido o que querem de sua vida profissional, as instituições de ensino passaram a oferecer cursos especializados para intercambistas, como o de gastronomia. A cena gastronômica australiana é uma das mais ativas do mundo, e conquistar um espaço neste concorrido mercado pode ser o primeiro passo para sonhar com uma vida definitiva no país. A demanda por chefs também tem aumentado no mundo todo, tornando a profissão bastante desejada. Mas, para isso acontecer, é preciso muito estudo e dedicação.

 

Uma das cidades mais recomendadas para intercambistas que desejam se aventurar na área gastronômica australiana é Melbourne. Por ser um destino turístico bastante visitado, o constante fluxo de pessoas incentiva a produção de ofertas em áreas relacionadas, como hotelaria, serviços e, claro, restaurantes. Sendo assim, a procura por chefs e profissionais de cozinha está sempre em alta, fazendo com que a chance de conseguir uma oferta de emprego fixa e, como consequência, um visto de residência permanente, aumentem consideravelmente.

 

A boa notícia é que muitas das escolas de gastronomia da cidade não exigem um conhecimento avançado de técnicas culinárias, mas sim o inglês fluente e, o principal: a paixão por cozinhar. Dentro das escolas, o aluno aprende tudo, em cursos com até 18 meses que passam por diversos tipos de pratos e técnicas, capacitando o intercambista a diferentes cargos. Cursos com duração menor, de até 12 meses, formam técnicos cozinheiros, profissionais habilitados a preparar alimentos com suas habilidades culinárias. Já cursos mais longos, como os de 18 meses, destinam-se a quem aspira a um cargo de supervisor ou líder de cozinha, com todas as competências complementares que o posto exige, como hospitalidade, gerenciamento de pessoas e operação geral da cozinha. Após o término dos estudos, o aluno precisa fazer um estágio na área, que comprova as competências aprendidas.

 

Vale ressaltar, também, que Melbourne não é somente um centro gastronômico, mas cultural da Austrália. Neste universo de diferentes culturas e referências, o intercambista está imerso em um ambiente que transpira arte, música, moda, tecnologia, inovação, tudo isso e muito mais em um único lugar.

 

A Experience acredita junto com você

Seja qual for o seu sonho no exterior, estamos aqui para te apoiar e aproximar você de realizá-lo. Entre em contato e vamos marcar uma conversa para começar a planejar as etapas do seu futuro profissional.