O que é, exatamente, um intercâmbio?

Morar em outro país, conhecer gente nova e viver grandes experiências. Tudo isso é possível com um intercâmbio. Mas você sabe o que é intercâmbio? A origem da palavra remonta à troca comercial entre duas partes, e quando os primeiros programas chegaram no Brasil, funcionavam basicamente como uma troca de estudantes: um brasileiro ia para a casa de um estrangeiro no exterior, e depois este estrangeiro ficava na casa do brasileiro aqui em nosso país.

Hoje em dia, o termo se tornou muito mais abrangente, e não está mais limitado a estudantes de escolas ou faculdades, podendo ser feito por adolescentes, jovens e adultos, sem restrições de idade. Se você quiser, pode realizar um sem problemas e sem depender da vinda de uma pessoa para o Brasil. Com isso, a troca do intercâmbio passou a ser de ideias, conhecimentos, experiências. É um programa que possibilita passar uma temporada (semanas, meses ou anos) no exterior aprendendo sua língua e cultura e, em alguns casos, até trabalhando.

Ao se aprofundar no dia a dia de outro país, o intercambista aprende a se virar, pois o estilo de vida é diferente do que conhecemos aqui no Brasil. Ser mais tolerante, saber ouvir e se expressar, lidar com fortes emoções como a saudade de casa, ganhar experiência e valorizar o currículo estão entre os principais benefícios deste programa.

Legal, né? E o melhor de tudo é que você pode criar sua própria oportunidade buscando uma agência de intercâmbio para facilitar o seu sonho de viver esta experiência, com diferentes tipos de cursos, de acordo com os seus objetivos:

 

- Estudo, com cursos do idioma local feitos em turmas especiais e que podem ser intensivos, em aulas nos dois períodos do dia, ou semi-intensivos, com um período livre para trabalhar ou curtir a cidade e o país;

- Preparatório, quando o intercambista conhece o idioma mas quer se preparar para realizar os exames de proficiência, conquistando certificações internacionais como IELTS e TOELF, utilizadas por instituições de ensino e empresas na hora de selecionar estudantes ou recrutar profissionais;

- Trabalho, voltado a quem busca fazer imersões de longa duração e que pretende se inserir no mercado, colocando em prática o que aprendeu em sala de aula para, posteriormente, conseguir um emprego no país e juntar o seu dinheiro.

Com diversos países à sua disposição e uma infinidade de cidades à sua escolha, tem sempre um destino que se adapta ao seu estilo de vida. E aí, já sabe que tipo de intercâmbio é melhor pra você, ou qual o país ideal para seus objetivos? Converse com a gente, nós podemos te ajudar nesta experiência incrível para sua vida.