Saiba quais países facilitam a imigração

Viver em outro país é um sonho, a gente sabe. Ter uma nova visão de mundo, conhecer culturas diferentes e aproveitar oportunidades diferentes que não estão disponíveis no Brasil. A esperança de ter uma vida melhor leva algumas pessoas a tentarem a sorte como imigrantes ilegais, vivendo à margem da lei e sem acesso a serviços básicos, correndo o risco inclusive de serem deportadas para o Brasil e impedidas de entrar novamente no país. Mas, felizmente, esta não é a melhor maneira de construir uma vida no exterior.

 

Alguns países são bem receptivos com pessoas que buscam se instalar e trabalhar em seu território, já que o mercado interno não é capaz de suprir os postos graças à falta de profissionais em algumas áreas. Esta é a chamada imigração qualificada, quando o estrangeiro recebe a autorização para viver e trabalhar no país.

 

Como funciona a imigração qualificada?

A imigração qualificada acontece quando o estrangeiro consegue do governo um visto de residência no país, trabalhando e vivendo legalmente afim de contribuir com o desenvolvimento local. Em alguns casos, existe até um prazo mínimo de permanência.


Para conseguir esta residência, é preciso:

1- Comprovar experiência na sua área de formação;

2 - Ser formado em uma área da qual o país necessita de mão-de-obra;

3 - Falar a língua local;

4 - Ter testes de proficiência como IELTS ou TOEFL como comprovantes.

 

Um bônus que pode auxiliar é a idade: quanto mais jovem, maiores as chances, pois maior é o tempo que o imigrante irá contribuir com o país.

 

Entre os países que mais absorvem estrangeiros para uma potencial estadia permanente, estão Austrália, Canadá e Nova Zelândia.

 

 

Austrália

  • Austrália se destaca como um grande chamariz de estrangeiros, muitos encantados com a possibilidade de viver em um dos países mais lindos do mundo. Para solicitar a o visto permanente, é preciso ter fluência no idioma e residência no país há pelo menos quatro anos. Esta normalmente é a duração de um curso superior, mas o candidato também pode passar este tempo no país caso tenha uma oferta de emprego. Para mais informações sobre como imigrar para a Austrália, clique aqui.

           


Leia também:

 

 

Canadá

  • O Canadá valoriza muito a diversidade e a mistura de culturas, atraindo turistas do mundo inteiro. Para ficar definitivamente no país, um dos caminhos é se matricular em um curso superior, no qual o estudante pode trabalhar até 20h por semana. Depois de formado, é possível continuar no país trabalhando por até três anos, e após, dar entrada para um visto permanente. Os candidatos são avaliados através de uma pontuação, levando em conta suas qualificações, notas de testes de idioma, profissão, experiência e adequação à mão-de-obra necessária na região. Para mais informações sobre como imigrar para o Canadá, clique aqui.

 

 

Leia também:

Programas co-op no canadá - qualifique-se e obtenha experiência de trabalho

 

 

Nova Zelândia

  • A Nova Zelândia é mais um país da Oceania a ser extremamente receptivo a imigrantes estrangeiros. Um dos motivos é sua baixa população, de cerca de 4,5 milhões de habitantes. Para conquistar a cidadania neozelandesa, é fundamental ter o nome limpo no país, isto é: sem dívidas, problemas com a justiça ou com a polícia local. Além disso, é preciso dominar o idioma, comprovado através de testes de proficiência, e também ter residência no país há pelos menos cinco anos. Para mais informações sobre como imigrar para a Nova Zelândia, clique aqui.

 

 

Leia também:

 

 

Confira também: Saiba o que é preciso levar em conta para trabalhar em outro país

 

Ficou com alguma dúvida? Vem conversar com a gente aqui.