Veja como é simples tirar o seu passaporte e se preparar para o intercâmbio.

Fazer um intercâmbio é um sonho, pois conhecer novos lugares e viver culturas diferentes transforma a nossa percepção do mundo. Mas antes de embarcar com tudo nessa viagem, é preciso colocar os pés no chão e se preparar de maneira adequada para esta experiência. E o primeiro passo é tirar o seu passaporte, documento imprescindível para você poder sair do país.

 

O órgão responsável pela emissão de passaportes no Brasil é a Polícia Federal. Os principais documentos que você deve reunir para conseguir o seu são: um comprovante de identidade, que pode ser o Registro Geral (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto ou outra carteira funcional que seja reconhecida pela lei federal. Se você já possui um passaporte, ele também é válido como comprovante de identidade. Além disso, é necessário apresentar o Título de Eleitor, para comprovar sua quitação eleitoral – se votou ou justificou na última eleição; Cadastro de Pessoa Física (CPF), a não ser que este número conste em seu comprovante de identidade; e, para os homens, certidão de quitação com o serviço militar obrigatório.

 

De posse destes documentos, você deve preencher a sua solicitação de passaporte no site da Polícia Federal. Em quatro telas, serão cadastrados seus dados pessoais, documentos, dados complementares como profissão, e você poderá escolher a cidade na qual será atendido. Ao final deste procedimento, será gerado um número de protocolo, utilizado no dia do seu atendimento presencial na unidade escolhida.

 

Após preencher o formulário, você deve gerar e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 257,25. De posse do comprovante de pagamento, é necessário agendar uma data para o seu atendimento, no próprio site da Polícia Federal.

 

O último passo para solicitar seu passaporte é comparecer no posto da Polícia Federal na data e hora combinadas, de posse de todos os documentos necessários listados acima, mais o protocolo de atendimento gerado ao final da sua solicitação e o comprovante de pagamento da GRU. O procedimento costuma ser rápido, apenas a conferência dos documentos e a captação de sua foto, assinatura e digitais.

 

O prazo de emissão do passaporte varia de acordo com a demanda, por isso pergunte uma estimativa de data no momento de seu atendimento. Quando estiver pronto, compareça novamente ao posto com um documento de identidade original e retire o seu passaporte, que tem validade de 10 anos.

 

A Polícia Federal mantém uma página com respostas para as dúvidas mais frequentes, além de um portal completo com todas as informações que você precisa para emitir o seu passaporte.  Se precisar de alguma ajuda, converse com a gente, nós podemos te orientar nesta etapa tão importante para o seu intercâmbio.