Vou estudar no exterior. E agora?

Se preparar para um intercâmbio sem pensar no visto é impossível, pois é este documento que permite a você viajar ao destino escolhido e estar apto para a entrevista com o oficial de imigração no aeroporto, que irá autorizar a sua permanência no país.

Nem todos os destinos exigem visto de estudante para brasileiros, mas quando ele é necessário, você terá que fazer uma entrevista na embaixada do país, preencher formulários e apresentar documentos que comprovem o motivo da viagem. O melhor é entrar com o pedido do visto após a contratação do programa de intercâmbio, pois a carta de aceitação que comprova sua matrícula de estudante em uma instituição de ensino atesta sua intenção de estudo.

O tipo de visto varia de acordo com as regras de imigração de cada país, e a validade é geralmente igual à duração do curso. Alguns vistos permitem sua extensão, ou seja, você poderá prolongar sua estadia e fazer um novo curso sem precisar voltar ao Brasil.

Nos Estados Unidos, existe um visto diferente para cursos de idiomas, high school e nível superior. O Canadá oferece vistos de turismo para quem faz cursos com 24 semanas ou menos, e visto de estudante para períodos maiores. Já Alemanha, Espanha, França, Itália e Nova Zelândia exigem o visto apenas para cursos superiores a 12 semanas, em escolas reconhecidas pelo governo.

Por último, duas dicas importantes. Faça seu visto diretamente com um despachante, e lembre-se: a matrícula em um curso no exterior não garante que você conseguirá o visto para sua viagem.