Ter um ABN pode abrir muitas portas na Austrália

Quando o assunto é intercâmbio, um país desponta entre os queridinhos pelos intercambistas. A Austrália tem a seu favor reunir diversas vantagens em um único lugar, como seu alto nível de qualidade de vida (que se reflete na educação, transporte, serviços), belezas naturais exuberantes, uma cultura que mistura gente de todos os cantos do mundo e, também, a possibilidade de trabalhar durante a viagem, permitindo juntar uma graninha e adquirir uma experiência diferenciada no exterior.

 

Nós já falamos o porquê da Austrália ser a queridinha dos brasileiros aqui neste texto, mas quando o assunto é trabalho, alguns assuntos precisam de uma atençãozinha especial, pra que você esteja preparado para o que vai encontrar se deparar.

 

Como é trabalhar na Austrália

Dependendo do curso escolhido para o intercâmbio, dá pra trabalhar até 40 horas a cada duas semanas, durante o período das aulas. Esta é a regra mais comum e bastante flexível, permitindo conciliar estudo e trabalho sem prejudicar nenhum dos dois. Mas, além desta obrigação, existem uma série de critérios que devem ser cumpridos para que o trabalho seja legalizado. Na Austrália, ele pode ser feito de duas formas:

 

· Com um Tax File Number (TFN) – É o número equivalente ao nosso CPF, servindo como o cadastro de pessoa física na Austrália. Com este documento, todas as obrigações trabalhistas, como retenção de impostos, são feitas pelo empregador. É como um trabalho normal aqui no Brasil, sendo funcionário de uma empresa. O TFN pode ser requisitado no site do governo Australian Taxation Office;

 

· Com um Australian Business Number (ABN) – Cadastro de pessoa jurídica, como se fosse o nosso CNPJ, necessário para abrir uma empresa no Brasil. E é assim que ele funciona na Austrália também: quem tem um ABN em mãos pode trabalhar de maneira autônoma, oferecendo serviços para outras empresas e pessoas, mas deverá, também, ser responsável por assumir as contas dos impostos com o governo, pagamento de fornecedores, emissão de notas, entre outras cosias. É como se você abrisse uma empresa na Austrália, algo que poucas pessoas certamente possuem. O ABN pode ser feito no site do governo Australian Business Register, e pra ter um ABN, é preciso ter também um TFN.

 

Se precisa dos dois, qual a vantagem de trabalhar com um ABN

Se para trabalhar na Austrália, é preciso ter no mínimo um TFN, por que correr atrás de tirar mais um documento? A resposta é simples: com um ABN, as possibilidades de trabalho são muito variadas, porque dependem apenas das qualificações que o intercambista já possui. Como autônomo, é possível prestar serviços tanto para empresas como também diretamente para residentes, informando o tipo de atividade ao governo na hora do cadastro. Alguém que trabalhe com música, por exemplo, ou que nunca tenha trabalhado no Brasil mas possua experiência e vontade de ensinar, já está apto a se tornar um professor particular de algum instrumento assim que chega ao país e retira os documentos necessários. É só encontrar os alunos!

 

Além disso, trabalhar com um ABN em mãos pode significar mais chances de ser contratado por uma empresa local, já que todas as obrigações tributárias serão responsabilidade do empregado. Assim, com menos custos, o empregador pode não só ver sua candidatura com mais interesse, mas até mesmo oferecer um salário melhor pelo seu trabalho, já que não terá que custear algumas formalidades. E tem também toda a experiência de montar o próprio negócio fora do Brasil, um aprendizado e tanto para o resto da vida.

 

Quando o intercâmbio terminar, regularize seus impostos e cancele o ABN

Isto é muito importante, então vamos repetir: antes de sair da Austrália no final do intercâmbio, confira se todos os impostos foram devidamente quitados e cancele o ABN. Regularizar a situação é fundamental para não ter dor de cabeça no futuro, porque com o registro ativo, o governo irá solicitar o pagamento de impostos mesmo que você não esteja no país. Ou seja: é como se a sua empresa continuasse funcionando e mantendo suas obrigações em dia, com a diferença de que os pagamentos e legalidades não estão sendo efetuadas. Caso um dia você volte à Austrália, poderá enfrentar um problema e tanto, encontrando uma dívida gigantesca com o governo e correndo o risco de ver até mesmo sua entrada negada no país.

 

Conte com a Experience sempre que precisar

Mudar para outro país já exige muito cuidado, montar uma empresa para trabalhar requer ainda mais precisão e profissionalismo para que você tenha acesso a uma fonte de renda na Austrália. Se este for o país dos seus sonhos, vamos fazer de tudo para torná-lo realidade, assessorando sua viagem e a obtenção de todas as autorizações necessárias para que você cresça tanto pessoal como profissionalmente.